Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análises, que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Veja a nossa Política de Privacidade.

Aceitar
x
Subscrever

Famílias carenciadas sem tarifa social do gás

Da teoria à prática, a distância é por vezes tão grande que é inalcançável. O gás natural canalizado tem um preço extremamente competitivo em relação ao gás de botija, com a diferença a ultrapassar os 50%. Infelizmente, nem toda a gente tem acesso ao gás natural, por falta de cobertura da rede de instalação de gás. Assim, a tarifa social, que só inclui o gás natural, está naturalmente excluída para todos aqueles a quem o gás natural ainda não pode chegar.

 

Das famílias que têm a tarifa social da electricidade - e portanto teriam direito à tarifa social do gás - apenas 5% têm tarifa social do gás. Se querem saber se têm acesso ao gás natural, se querem saber as condições para ser abrangido pelas tarifas sociais, podem contar connosco para vos ajudar.

 

A notícia segue na íntegra a seguir:

"Há 657 mil famílias carenciadas sem tarifa social do gás

Apenas 5% das famílias que cumprem os requisitos estão a ter apoio para pagar as contas, segundo o DN/Dinheiro Vivo desta segunda-feira, 27 de Fevereiro. Os restantes carenciados vivem em zonas sem gás natural.

 

Existem 657 mil famílias que, apesar de preencherem todos os critérios de carência que dão acesso a tarifas sociais na energia, não têm direito ao apoio no fornecimento de gás, visto que este só abrange a factura do gás natural.

 

Segundo o DN/Dinheiro Vivo desta segunda-feira, 27 de Fevereiro, em Agosto de 2016, havia 691,8 mil famílias com tarifa social de electricidade, sendo que os critérios para os beneficiários do gás são idênticos. Só que no mesmo mês, apenas 34,9 mil famílias (5%) tinham este apoio, porque o resto vive em zonas que não têm gás natural.

 

Segundo a Deco, a situação é particularmente grave porque, além de não terem a tarifa social, as famílias carenciadas são obrigadas a recorrer a soluções mais caras, como o gás engarrafado, que custa quase o dobro do natural, num total de 276 euros no caso de uma família com um filho. 

Os clientes com descontos no gás natural poupam cerca de 20% por mês na factura, tendo em conta um consumo médio de 1200kw/h num ano. "

 

(in Jornal de Negócios, 27-2-2017 - http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/-ha-657-mil-familias-carenciadas-sem-tarifa-social-do-gas)

 

Tags Relacionadas

Partilhar

Conheça os nossos parceiros

Conheça os nossos clientes